quinta-feira, 25 de maio de 2017

Filhos, flechas polidas

Os pais são plantadores de bênçãos na vida dos filhos. Devem olhar para os filhos segundo a proclamação bíblica de que serão como flechas polidas na mão do Arqueiro Valente, acreditando que os filhos não errarão o alvo. “Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.” (Salmos 127:4)

Anos atrás, eu tive uma visão na qual Deus me disse que o Amazonas lançaria os filhos como flechas polidas, flechas acesas; e que seriam foco de avivamento por onde chegassem, cheios de Deus, da Palavra, do poder e da autoridade. Eu creio que Deus usará a nossa geração e a geração dos nossos filhos e netos. É a promessa do Senhor.

Para isso, diariamente, você como pai e mãe, precisa orar pelos seus filhos e descendentes, nome por nome, liberando a bênção sobre cada um. Os filhos não podem ficar nas garras do diabo. Chame a existência para cada necessidade e realidade a bênção que não acrescenta dor.

Profetize para os filhos as bênçãos contidas na Palavra de Deus. Os pais são o modelo para os filhos seguirem. E se eles recebem flechadas do diabo, os pais devem lutar para que eles não se percam, porque os filhos não são gerados para a perdição, mas para a eternidade, para Deus.

Profetize sobre o seu filho de acordo com o entendimento bíblico que você tem recebido. Profetize Deuteronômio 11:18-21. “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas; para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.”

Renê Terra Nova

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Vencendo a tecnologia



**

Neste século maldoso, extremamente confuso, perturbador, polêmico, muitos pais não estão corretamente adestrados para cuidarem dos filhos. Os filhos usam e usufruem a tecnologia da era digital melhor que eles. Muitos pais, para suprirem a falta de tempo que não dão aos filhos, o melhor da tecnologia. 

Você que é pai e mãe, já parou para pensar se as ferramentas que seus filhos dispõem são merecidas ou será que você está presenteando-os mesmo quando eles não fazem nada para merecer? Porque você deu a ele ou a ela um aparelho de última tecnologia? O que eles fizeram para você desprender um valor tão alto em um iPhone, iPad, Smartphone, etc.? Será que eles merecia essa bonificação ou você os está bonificando por um erro que cometerem, e você os puniu, depois se arrependeu e resolver consertar da forma errada?

Não dê aos seus filhos presentes apenas pelo simples fato de eles serem seus filhos, mas por serem filhos que merecem essas premiações. Sabendo que dar a um filho hoje um iPhone ou um iPad é dar a eles um artigo de luxo. Isso requer esforço deles, e, da sua parte, reflexão para ver se, de fato, estão merecendo. Você não pode dar artigos de luxo aos seus filhos só porque eles querem ou porque os amigos da escola têm.

Dê aos seus filhos metas e alvos, e após eles terem cumprido, honre-os. Na maioria das vezes damos aos filhos regalias por aquilo que eles não lutaram. No futuro, eles não saberão valorizar e não saberão conquistar, porque os pais enfraqueceram a rota da conquista. Os filhos precisam aprender a dar valor ao que tem real valor.

Os filhos precisam saber que para ganhar algo de valor não requer apenas esforço pessoal dos pais, mas deles também. Eles acham que os pais têm dinheiro do nada. Muitas vezes, querem coisas banais e exigem como se dinheiro caísse do Céu. Eles precisam saber que o dinheiro é fruto de um decreto da boca de Deus que disse que comeríamos do suor do rosto. 

Um pai que não sua trabalhando não pode comer. Se os filhos veem que há regalias na vida dos pais sem reconhecer o devido valor, porque sabem que o dinheiro entra fácil, no futuro correm o sério risco de serem filhos estelionatários. Mas se os filhos veem os pais trabalhando, suando a camisa, então crescerão como homens de bem e sucessores de excelência.

*Renê Terra Nova*

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Abrindo e fechando portas



Isaías 22:22 “E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro,e abrirá e ninguém fechará, e fechará, e ninguém abrirá.”

Existe sobre o casal uma autoridade e uma responsabilidade de abrir portas e fechá-las também.
Quando saímos ou vamos deitar, temos o cuidado de fechar todas as portas. Geralmente as chaves ficam em poder daqueles que detém a responsabilidade da segurança da casa e da família. Nós como autoridade sobre nossas famílias, devemos entender a importância deste ministério.

A AUTORIDADE PARA ABRIR E FECHAR PORTAS

Você já parou para pensar que só entra na sua casa, aqueles para quem você abre suas portas?
A palavra diz que: “quem não entra pela porta é ladrão e salteador”. Logo se tem entrado coisas estranhas em nossa casa é porque temos deixado. É engraçado como tudo no mundo físico tem seu paralelo no mundo espiritual. No Éden havia uma autoridade sobre o primeiro casal, governar sobre todas as coisas, mais uma porta foi aberta, a porta do diálogo. Entenda que não estou falando sobre o diálogo entre o casal, mas sim de alguém estranho, alguém de fora. Quando abrimos a porta para alguém entrar no diálogo familiar, corremos o risco de permitir que atrocidades invadam nossa família.

Quantos exemplos temos de casais que permitiram a entrada de estranhos em suas casas.
Adão e Eva permitiram a serpente.
Abraão e Sara permitiram Agar.
Só gente boa né? (ironia)
Devemos tomar muito cuidado ao abrirmos nossas portas, pois não temos como dimensionar os desastres que podem acontecer em nossas vidas.
Você tem autoridade para fechar e abrir as portas de sua casa e família.

O QUE TEM SIDO PORTA DE DEUS E PORTA DO INFERNO QUE ATINGE AS FAMÍLIAS ATUALMENTE?

Hoje vivemos um tempo onde a modernidade tem se expandido em todos os sentidos, isso é bênção, mas também pode ser maldição.
Deus deu inteligência ao homem para criar coisas que facilitam nossas vidas, mas todas essas facilidades tem gerado famílias cada vez mais difíceis no relacionamento. A internet, os celulares e tantas outras coisas invadiram o lugar da intimidade do casal. Quantas oportunidades perdidas de se relacionar com nossos filhos, quantos momentos perdidos.

Sou um apaixonado por tecnologias, gosto de celular, computador e etc mas  devemos tomar cuidados especiais em como essas coisas tem nos roubado.
Temos dado à internet, celulares e tablets a honra de ensinar nossos filhos quando na verdade esta honra é nossa. Temos deixado que tomem de nós momentos importantes com nossos cônjuges. Toda esta modernidade é de Deus, mas quando permitimos que ela saia do nosso controle se torna um instrumento perigoso. O governo tem que estar em nossas mãos, não podemos deixar que satanás roube aquilo que era para ser benção e a torne em maldição.

REVISE SUAS PORTAS

Existem alguns elementos nas portas que são muito importantes.
Fechaduras, dobradiças e chaves são extremamente importantes e gostaria de traçar um paralelo aqui.

Dobradiças são responsáveis por permitir que as portas, muitas vezes pesadas sejam movimentadas de maneira mais fácil. Então podemos dizer que as dobradiças são como os princípios bíblicos em nossas vidas. Se as dobradiças estiverem bem fixadas e lubrificadas esta porta se abrirá facilmente. Quando colocamos os princípios bíblicos em prática em nossa vida tudo fica mais fácil. Você vai abrir portas e também vai fechá-las com mas facilidade.

Fechadura é responsável em trancar a porta, uma boa fechadura impede que qualquer pessoa abra a porta. Podemos dizer que a fechadura é a cumplicidade do casal, o coração deste casal não será acessado por qualquer um. Somente quem tiver a chave vai conseguir abrir esta porta.

A chave é a autoridade, só quem tem autoridade tem chave. Só quem alcançou um grau de confiança recebe chave, só quem tem responsabilidade recebe chave.
Você não entregaria suas chaves para qualquer pessoa, a chave abre acessos, dá direito a entradas e por isso não podemos entregar a qualquer um.
Hoje podemos entregar esta chave, a chave da nossa família, nossa vida e da nossa casa ao Senhor pois Ele tem autoridade, confiança e responsabilidade para mudar nossa história.

Ap. Rogério Augusto Rodrigues - Comunidade de Jesus no Brasil 

Estabelecendo os alicerces


Texto base: todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, mas ela não caiu, pois tinha seus alicerces na rocha. Pois, todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, e ela desabou. E grande foi a sua ruína”. Mateus 7:24-27

 

Onde você tem firmado seu relacionamento?

Pense no alicerce de sua casa, onde ele está firmado? Qual é o tamanho da fundação? Quanto você tem investido naquilo que não aparece para que aquilo que é visível fique firme?

Nos dias atuais temos ouvido muitas coisas, muitas pessoas têm dado opinião, tem manifestado suas ideias, conceitos mais abertamente, mas quanto estas mesmas pessoas têm ouvido e se instruído para falar a cerca de suas competências? Com certeza podemos calcular um tempo considerável.

O que tenho a lhe falar nesta noite está logo no princípio do texto em questão “aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica”, o que você tem ouvido? E tem praticado aquilo que tem ouvido?

Repare que existe duas condições são os verbos ouvir e praticar, mas entre eles existe algo que deve ser feito e este é o fundamento desta noite, pensar!

Você não é um autômato, mais comumente conhecido como robô, você é um ser que pensa e se você pensa deveria então analisar o que lhe seria mais proveitoso com a informação recebida, no caso da Bíblia. Jesus deixou bem claro ouvir e praticar é comparado a uma pessoa sábia, e no texto informa que o sábio realizou algo que era firme que não cairia nem se abalaria.

Ouvir e praticar tem ligação direta com o estudar, analisar, entender, planejar, organizar! O VERBO de ligação é o que faz a diferença de resultado e o VERBO neste caso é o alicerce para uma boa construção que é Jesus Cristo.

Nós por vezes ouvimos mas acabamos praticando conforme o que queremos, mas não baseado no fundamento para uma vida melhor, um casamento melhor, uma casa melhor que é Cristo em nós, como está escrito a esperança da Glória manifesta. (Colossenses 1:27).

 

Fundamentos

Vamos agora pensar numa casa, no passado as pessoas moravam em tendas e em cavernas, analisando cada uma delas temos que tendas são mais fáceis de serem feitas, já as cavernas não precisam ser construídas, mas não são muitas e tem que se procurar uma que seja habitável.

As tendas estão sujeitas a ação do tempo de forma mais implacável já uma casa numa rocha suportaria mais a ação do tempo, tantos outros exemplos de comparação podem ser citados, entretanto Jesus estava falando de algo muito especial, não basta saber qual é a melhor solução para o seu abrigo seguro, tem que trabalhar o fundamentopara obter a segurança.

O alicerce é Cristo e sua palavra, mas o planejamento e o trabalho sãoseus debaixo da orientação dEle para que quando chegarem as dificuldades e aflições você esteja firmado de forma inabalável.

Outro exemplo era o Tabernáculo uma tenda construída da melhor forma e requintes possíveis, móvel ela ia com o povo no deserto, a sua definição era morada, habitação casa, no caso a Casa de Deus. Depois veio o templo, um lugar muito mais imponente, suntuoso e custoso, era sólido, fixo e quase indestrutível, quase, porque vale observar o que Cristo falou que não ficaria pedra sobre pedra (Mateus 24:2).

Precisamos entender que a segurança ou insegurança de um casamentonão está fisicamente fundamentada nos alicerces materiais que ele possa ter, mas sim nos espirituais naquilo que não é visível. Interessante também notar que não está calcada nos sentimentos porque eles podem ser frágeis ou fortes pois tudo depende da circunstância.

O que determina a solidez de um alicerce para um casamento e vidas felizes é espiritual, porque os ventos irão soprar, as chuvas irão castigar a estrutura, os sentimentos podem ser contrários e até a doença trazida pelo tempo pode imobilizar uma das partes que compõe a aliançamas nada pode abalar sua fé, sua esperança e o amor que são os fundamentos de um casamento inabalável (1 Coríntios 13:13).

Quando estamos começando um relacionamento uma das primeiras coisas que temos é  que aquilo dará certo, mesmo que seja minúscula do tamanho do grão de mostarda, mas o suficiente para começar, mas a fé é incrementada por Deus, porque Ele é quem pode nos presentear com o dom em crer que não importam as circunstancias a aliança firmada perante Ele somente será fortalecida.

Ora a esperança, qual de nós não tem a expectativa de ter um casamento que é consolidando pelo tempo de relacionamento, com a certeza que mesmo com a velhice o casal sempre viverá de forma atemporal o melhor de suas vidas? Afinal, alguém se junta sem esperança de viver junto?

Já o amor é aquilo que move tudo no mundo, o amor é a força motriz da criação. Pelo amor de Deus manifestado em Cristo na Cruz e o cuidado do Espirito Santo que estamos vivos e pelo amor existente entre o marido e a esposa com a benção do Senhor sobre eles 

Você não pode ver os fundamentos com olhos naturais: a fé, a esperança e o amor, mas você pode sentir, tocar e ouvir. Somente com olhos espirituais eles ficam expostos de forma tão intensa.

É fato que situações instabilidade financeira, emocional, saúde, virão sobre nós e nosso relacionamento, Jesus os advertiu isto, mas firmados na Rocha que Ele é não ficaremos desanimados, desesperados, abandonados nem destruídos tal como encontramos em 2 Coríntios 4:8 e 9:

8 De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; 9 somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.

 

Como fortalecendo os fundamentos:

➢ Verdadeira obediência

Precisamos colocar a prova a palavra do Senhor, fazemos isso obedecendo e depois que tivermos feito nossa parte o Senhor certamente fará a Dele.

➢ Oração Humilde

É necessário desenvolver o hábito de orar, em tudo o que fizermos devemos dar graças ao Senhor e nos aconselhar com Ele.

Martinho Lutero disse:  “Na verdade, eu tenho tanta coisa para fazer hoje, que passarei as três primeiras horas em oração”

➢ Estudo sério das escrituras

O modelo divino que devemos seguir está descrito nas escrituras, lá obteremos não somente orientação, mas também, ânimo para seguir em frente ainda que não vejamos a linha de chegada.

➢ Serviço abnegado ao próximo

Quando servimos estamos nos colocando como instrumentos nas mãos do Senhor, operamos milagres na vida de outras pessoas, o poder para isso vem de Deus que o faz por intermédio de nós, qual de nós que, sendo "usado" por Deus para realizar milagres, não terá sua fé fortalecida?

O que isto não pode faze no seu casamento?

➢ Jejum verdadeiro

Quando jejuamos colocamos o espírito no comando dos instintos desse mundo, quando damos mais controle ao espírito que ao corpo também desenvolvemos mais os atributos divinos como a fé.

Para fortalecer a fé, a esperança e o amor é necessária ação. Os milagres que você espera em seu casamento não acontecem antes de sermos provados em nossa fé.

 

Conclusão

Quando o casamento é firmado em Cristo e na sua Palavra, ele permanecerá. Não importa as dificuldades que vierem, ele não será destruído.

A realidade da vida contemporânea revela famílias divididas e incompletas. Mas a verdade é que quanto mais as pessoas se afastam de Deus, mais difícil é manter a família e o casamento.

Para se ter uma família unida e feliz, é necessário ter firme o casamento na Rocha, que é Cristo.

Fixe seu olhar nele em todas as suas decisões, conflitos, alegrias ou angústias. Procure a orientação da Palavra de Deus sempre. Ore e compartilhe sua fé com a sua família. Ame e perdoe como Cristo o amou e o perdoou na cruz. Permita que ele seja o alicerce inabalável sobre o qual você construirá seu casamento.

Que os fundamentos do seu casamento, sejam cada vez mais fortalecidos no exemplo de Cristo, a entrega dele é o modelo de conduta para o casal que, antes de construir saiba e faça o planejamento e seja como um homem sábio, aquece que pensa no que ouve e pratica conforme a vontade de Deus em sua vida!

 

Deus os abençoe!

Pr. Luis Santana
Rede de Casais – Igreja Apostólica e Profética Águas Mooca
17/02/2017

 

Referencias:

• Bíblia Sagrada (Versões NVI e Almeida Revista e Atualizada)
• Artigo “5 passos para fortalecer a fé” - https://familia.com.br/1607/5-passos-para-fortalecer-a-fe
• Estudo “Apesar dos Temporais” - Bíblia da Família - Estudos de Jaime e Judith Kemp.

Supere as crises

Qualquer pessoa pode observar o Shabat, mas fazê-lo santo certamente levará o resto da semana. Alice Walker

 

Me deparei com essa frase essa semana, e lembrei da ministração de construir um altar de adoração ao Senhor no nosso casamento.

Não basta um dia de esforço, os relacionamentos precisam ser regados com amor dia a dia, nossas atitudes santificam o altar ou o profanam.

Diante das crises como você tem reagido?

O amor dentro do casamento deve ser avaliado pelo contexto da vida e não por um momento.

Todos nós temos dias ou fases ruins e muitas vezes erramos trazendo crises para o casamento.

Há duas maneiras de encararmos as crises: a primeira fugindo delas, que é mais confortável, ou a segunda: enfrentando-as, o que traz maturidade.

A vitória numa crise está em apenas enfrentar e superar, pois não importa o que aconteça, toda crise passa.

O meu amado falou e me disse: Levante-se, minha querida, minha bela, e venha comigo.Veja! O inverno passou; as chuvas acabaram e já se foram. Aparecem flores sobre a terra, e chegou o tempo de cantar; já se ouve em nossa terra o arrulhar dos pombos. Cantares 2:10-12

Nesse texto o noivo está dizendo para a noiva que o tempo ruim já se foi, a crise passou. Se ela decidisse ficaremburrada, guardando mágoas, curtindo a tristeza que a crise trouxe, ela perderia sua recompensa.

Muitas vezes ficamos presos a coisas do passado e deixamos de curtir a vida com nosso amor. As crises vêm, mas quando forem embora, aproveite a recompensa de sua vitória.

Creia, se você está em crise Jesus quer ajudar a transformar.

Lembre-se há um altar em sua casa, lugar de presença do Senhor que têm solução para todas as crises.

Não fique se lamentando e curtindo uma briga, deixe-a passar e seja feliz.

Ore e profetize a benção chegando.

Shabat Shalon, entre na paz e no descanso do Senhor.


Pra Rosana Santana - Igreja Águas Mooca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Submissa ou feiticeira?

Nunca tinha pensado nessa comparação até que me deparei com essa questão na última rede de casais. 

Quando estava para casar “ser submissa” era algo tão difícil de entender, ficava tão revoltada com esse assunto, até que Deus me presenteou com um pastor que explicou os papéis estabelecidos pelo Senhor para o homem e para mulher.

Aquele aconselhamento mudou nossa história, achei o papel do homem tão complicado, amar como Cristo amou, que fiquei feliz achando que meu papel seria bem mais fácil.

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Efésios 5:22-28

Submissão é a resposta natural da liderança em amor. Quando o marido ama a sua esposa como Cristo ama a igreja, então a submissão é a resposta natural da esposa a seu marido. A palavra grega traduzida submeter (Hupotasso) é a forma contínua do verbo. Isto significa que se submeter a Deus, nossos líderes e nosso esposo não é uma decisão de um momento apenas, mas uma atitude contínua que se torna um padrão de comportamento.

A mulher foi feita de uma costela retirada do lado de Adão; não feita de sua cabeça para governá-lo ou de seus pés para ser por ele pisada, mas de seu lado, para ser igual a ele, sob seu braço para ser protegida e perto de seu coração para ser amada.

 

Submissão - sobre a mesma missão ou rebelde  ou a feiticeira?

1 Samuel 15:23 diz: “Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria...”

A feitiçaria dentro do casamento quer obter resultadosfavoresou objetivos que em geral não são da vontade do outro, nem objetivo comum do casal.

enfeitiçado por sua vez não faz aquilo que realmentegostaria de fazer, mas faz o que a força que está sobre sua vida o dirige a fazer. O espírito que comanda essa desordem toda é o mesmo que agiu em Adão e Eva, rebeldia.

Lembrei do seriado que assistia quando era criança: “A Feiticeira. A esposa era cheia das boas intenções, só queria agradar, só queria o melhor, e o marido... bem era o enfeitiçado, o “banana”.

Não que haja problema em querer agradar, ter boas intenções ... Mas que nossos olhos e corações não sejam enganados com atitudes como:

➢ Convenço, dou um jeitinho, seduzo a mente pra ser feita minha vontade.
➢ Conturbo o ambiente, saboto o objetivo, afinal não é o que eu quero.
➢ Prefiro sofrer a ceder, chorar, espernear, entrar em crise, depressão mas não se curvar.
➢ Explodo, tenho acesso de raiva por não aceitar autoridade.

Já o marido deve agir como sacerdote do lar, tem que assumir a posição de lider, ter palavra, ser amoroso mas decidido, este papel somente pode ser exercido por ele, porque se não for ele alguém (a feitiçaria) assumirá a liderança do lar e não será nada bom.

Ore peça perdão e direção ao Senhor para assumir seu papel e desfrutar de um casamento muito mais feliz.


Pra Rosana Santana - Igreja Águas Mooca

Levantando paredes, o papel de cada um


Versículo chave:  ”Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.” Salmo 127:1

 

Ninguém se casa com o propósito de ser infeliz. Temos vistos casais lutarem pela força do braço para construir uma família em que se possa encontrar alegria, harmonia, amor, cumplicidade ... enfim felicidade. Mas muitas vezes parece que a batalha nunca tem fim. Bate o cansaço, alguns optam por desistir e outros sentem-se triste porque mesmo conhecendo o Senhor não conseguem ter êxito nesse propósito.

Quando falamos de casamento parece que cada época traz uma história, um modelo, uma orientação, tipos de família desde tradicionais,contemporâneas, modernas, agregada, monoparental ....

E na verdade existe um tipo de família, a que Deus quer, a mais importante, a sua família.

E para que tudo fique bem cada um precisa buscar a vontade de Deus e saber o seu papel.

Já falamos que a casa precisa estar alicerçada na Rocha e as paredes como são?

“E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas”. Neemias 4:14

As paredes da casa são a proteção do lar e isso é tarefa de cada um na família. No tempo de Neemias edificaram um muro ao redor da cidade com as casas cercando a cidade e cada família edificou o muro perto da sua casa.

É muito importante que fique claro o que Deus designou para o homem e para a mulher dentro do casamento. A confusão existente sobre as funções de cada um é a causa principal de muitos conflitos.

Deus deu a cada cônjuge (cônjuge vem da palavra jugo, significa levar juntos o mesmo jugo – lembrar que Jesus falou que seu jugo era suave o fardo era leve), um posto de serviço diferente do outro, nem superior nem inferior, mas diferente. Para conseguir harmonia na vida familiar é essencial que os maridos e esposas conheçam e aceitem seu próprio papel e vice-versa.

Deus criou e programou o homem e a mulher para o desempenho eficaz de suas funções. Com seus sentimentos, anatomia, sexualidade, espiritualidade que são diferentes. As diferenças completam um ao outro,foram criadas intencionalmente por Deus com propósito.

O propósito da família é cooperar com Deus para que Ele tenha uma família de muitos filhos como Jesus. Portanto, esse deveria ser o objetivo de todo casamento cristão e não seu próprio bem-estar e prazer.

Deus dá uma tarefa através do matrimônio "Frutificai, multiplicai-vos, enchei a Terra e sujeitai-a". O Senhor se propôs a encher a terra de homens e de mulheres com a sua imagem e semelhança. Com esta finalidade, outorga ao homem certas capacidades e uma ajudadora idônea com capacidades complementares. Não lhe dá meramente uma "companheira'", muito menos uma "empregada". Concede-lhe uma AJUDADORA IDÔNEA, uma COLABORADORA EFICAZ para levar adiante, em conjunto, esse nobre empreendimento para a glória de Deus.

Portanto o homem e a mulher são colaboradores de Deus, com diferentes papéis e funções.

"Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo." 1 Co 11:3

"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo." Ef 5:23

"Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea." Gn 2:18

FUNÇÕES DO MARIDO

FUNÇÕES DA ESPOSA

Ser cabeça

Ser ajudadora idônea

Responsabilidade geral

Responsabilidade associada

Colaborador de Deus

Colaboradora do marido e de Deus

Autoridade, debaixo da autoridade de Cristo

Autoridade, debaixo da autoridade do marido

 

Ser cabeça significa assumir a responsabilidade geral da família, a autoridade principal (ainda que não seja a única).

O marido é responsável por realizar, com a ajuda de sua esposa, o que Deus determinou. É o encarregado de fazer com que a família se encaminhe para o cumprimento do propósito divino.

É a autoridade que estabelecerá o governo de Cristo no lar. O homem deve governar com graça e amor assim como Jesus. Sua autoridade não o levará a impor seus próprios caprichos sobre a família, e muito menos a fazer com que a esposa o sirva. Jesus disse: "aquele que quiser ser maior, seja este que vos sirva" Mc 10:43

É responsável por vigiar, prover cuidar e proteger a família e solucionar os problemas que surgirem com a ajuda do Senhor.

É responsável por guiar a família, por ensinar a Palavra de Deus, instruir, animar, edificar, repreender e corrigir. Essa orientação virá principalmente com o seu exemplo.

Deus concede ao homem um complemento eficaz e eficiente através da mulher. Homem e mulher juntos formam a unidade completa com a capacidade de se multiplicar e encher a terra.

Ser adjutora idônea significa, unir-se ao seu marido, ser solidária com ele, investir toda sua sabedoria, capacidade e experiência para alcançar o objetivo comum, livre de atitudes independentes. Também significa reconhecer que o exercício da autoridade principal compete ao marido e não entrar em competição com ele, mas complementar.

O homem necessita de ajuda, nos enganamos quando pensamos que ele não é sensível. Precisa de atenção, compreensão, um sorriso, aprovação ou desaprovação, apreço, cooperação de sua mulher em tudo o que realizar.

Ser ajudadora idônea significa cumprir as responsabilidades quanto à criação dos filhos, o cuidado de casa, à alimentação da família, sendo o caso também trabalhar fora para cooperar com o sustento da família.

Atitudes indevidas do marido

Atitudes indevidas da esposa

Não assumir seu papel como cabeça

Usurpar o lugar do marido

Anular a mulher

Ser independente do marido

Não aceitar ou não assumir seu papel dentro do casamento abala a estrutura. 

Maridos que pensam que sua responsabilidade é apenas trazer o salário no fim do mês, não vivem a vida comum do lar, ou porque a mulher permite, ou simplesmente porque é mais cômodoMulheres com todo peso das responsabilidades, jornadas triplas, uma bomba pronta para explodir, que parede ficará em pé? Não dão espaço para a adjutora idônea. Não conversam com suas esposas, não se interessam por sua opinião. Não lhes delegam responsabilidades, se acham tão "completos" que a subestimam e anulamA mulher se sente frustrada, amargurada. É preciso que o homem reconheça as áreas específicas sobre as quais a mulher tem responsabilidade direta, para que ela possa desempenhar suas funções com critérios próprios, criatividade, prazer e esse "quase mágico" toque feminino.

Por outro lado, algumas esposas assumem a liderança da família e anulam seus maridos. Querem dirigir tudo, ter sempre a última palavra. Subestimam a opinião do marido. Acham que toda responsabilidade da família recai sobre elas. (Sequela da Segunda Guerra Mundial)

A mulher não foi projetada por Deus para suportar semelhante carga. Não apenas porque arruína seu marido e viola a lei de Deus, mas também sobrecarrega e atrapalha a si mesma. Seus nervos se alteram, já que sempre vive tensa. Não sabe confiar em seu marido, relaxar e descansar em Deus. Depois de alguns anos, sua saúde fica abalada. Não conhece o repouso trazido pela submissão. E, muitas vezes, reage quando já é tarde demais; com sua atitude, acabou formando um marido incapaz de governar o lar. Tudo isso resulta em um casamento infeliz e filhos criados com mau exemplo, que voltarão a repetir a história quando tiverem seus próprios lares.

Há ainda aquelas que buscam a independência pessoal. Fixam-se em objetivos próprios. Administram seu próprio dinheiro. Dão prioridade a sua profissão, não compartilham determinadas áreas de suas vidas. Fazem seus próprios programas. Não se interessam muito nas atividades, projetos e amizades de seu marido. Quando essas coisas começam a acontecer, fica claro que o casamento está indo na direção errada. 

Neemias quando soube que os muros, a proteção de Jerusalém estava comprometida ele chorou, jejuou, orou, buscou o Senhor para que pudesse fazer os reparos. A crise o moveu para que pudesse agir.

Deus quer guardar seu casamento, sua família.

Não a nada que debaixo da graça e da direção do Senhor não possa ser restaurado.

Seja responsável por suas atitudes, seja obediente a palavra, ore, creia em Jesus, sua casa será inabalável.

Deus te abençoe, 

 

Pra. Rosana Santana - Igreja Águas Mooca

 

 

 

 

Porque Hoje é Sábado! Eu preciso conquistar este território de descanso!

O que você acha de um tempo em família? Hoje estamos num parque tendo um tempo agradável em família, mas este não é um lugar que normalme...