sexta-feira, 19 de maio de 2017

Levantando paredes, o papel de cada um


Versículo chave:  ”Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.” Salmo 127:1

 

Ninguém se casa com o propósito de ser infeliz. Temos vistos casais lutarem pela força do braço para construir uma família em que se possa encontrar alegria, harmonia, amor, cumplicidade ... enfim felicidade. Mas muitas vezes parece que a batalha nunca tem fim. Bate o cansaço, alguns optam por desistir e outros sentem-se triste porque mesmo conhecendo o Senhor não conseguem ter êxito nesse propósito.

Quando falamos de casamento parece que cada época traz uma história, um modelo, uma orientação, tipos de família desde tradicionais,contemporâneas, modernas, agregada, monoparental ....

E na verdade existe um tipo de família, a que Deus quer, a mais importante, a sua família.

E para que tudo fique bem cada um precisa buscar a vontade de Deus e saber o seu papel.

Já falamos que a casa precisa estar alicerçada na Rocha e as paredes como são?

“E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas”. Neemias 4:14

As paredes da casa são a proteção do lar e isso é tarefa de cada um na família. No tempo de Neemias edificaram um muro ao redor da cidade com as casas cercando a cidade e cada família edificou o muro perto da sua casa.

É muito importante que fique claro o que Deus designou para o homem e para a mulher dentro do casamento. A confusão existente sobre as funções de cada um é a causa principal de muitos conflitos.

Deus deu a cada cônjuge (cônjuge vem da palavra jugo, significa levar juntos o mesmo jugo – lembrar que Jesus falou que seu jugo era suave o fardo era leve), um posto de serviço diferente do outro, nem superior nem inferior, mas diferente. Para conseguir harmonia na vida familiar é essencial que os maridos e esposas conheçam e aceitem seu próprio papel e vice-versa.

Deus criou e programou o homem e a mulher para o desempenho eficaz de suas funções. Com seus sentimentos, anatomia, sexualidade, espiritualidade que são diferentes. As diferenças completam um ao outro,foram criadas intencionalmente por Deus com propósito.

O propósito da família é cooperar com Deus para que Ele tenha uma família de muitos filhos como Jesus. Portanto, esse deveria ser o objetivo de todo casamento cristão e não seu próprio bem-estar e prazer.

Deus dá uma tarefa através do matrimônio "Frutificai, multiplicai-vos, enchei a Terra e sujeitai-a". O Senhor se propôs a encher a terra de homens e de mulheres com a sua imagem e semelhança. Com esta finalidade, outorga ao homem certas capacidades e uma ajudadora idônea com capacidades complementares. Não lhe dá meramente uma "companheira'", muito menos uma "empregada". Concede-lhe uma AJUDADORA IDÔNEA, uma COLABORADORA EFICAZ para levar adiante, em conjunto, esse nobre empreendimento para a glória de Deus.

Portanto o homem e a mulher são colaboradores de Deus, com diferentes papéis e funções.

"Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo." 1 Co 11:3

"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo." Ef 5:23

"Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea." Gn 2:18

FUNÇÕES DO MARIDO

FUNÇÕES DA ESPOSA

Ser cabeça

Ser ajudadora idônea

Responsabilidade geral

Responsabilidade associada

Colaborador de Deus

Colaboradora do marido e de Deus

Autoridade, debaixo da autoridade de Cristo

Autoridade, debaixo da autoridade do marido

 

Ser cabeça significa assumir a responsabilidade geral da família, a autoridade principal (ainda que não seja a única).

O marido é responsável por realizar, com a ajuda de sua esposa, o que Deus determinou. É o encarregado de fazer com que a família se encaminhe para o cumprimento do propósito divino.

É a autoridade que estabelecerá o governo de Cristo no lar. O homem deve governar com graça e amor assim como Jesus. Sua autoridade não o levará a impor seus próprios caprichos sobre a família, e muito menos a fazer com que a esposa o sirva. Jesus disse: "aquele que quiser ser maior, seja este que vos sirva" Mc 10:43

É responsável por vigiar, prover cuidar e proteger a família e solucionar os problemas que surgirem com a ajuda do Senhor.

É responsável por guiar a família, por ensinar a Palavra de Deus, instruir, animar, edificar, repreender e corrigir. Essa orientação virá principalmente com o seu exemplo.

Deus concede ao homem um complemento eficaz e eficiente através da mulher. Homem e mulher juntos formam a unidade completa com a capacidade de se multiplicar e encher a terra.

Ser adjutora idônea significa, unir-se ao seu marido, ser solidária com ele, investir toda sua sabedoria, capacidade e experiência para alcançar o objetivo comum, livre de atitudes independentes. Também significa reconhecer que o exercício da autoridade principal compete ao marido e não entrar em competição com ele, mas complementar.

O homem necessita de ajuda, nos enganamos quando pensamos que ele não é sensível. Precisa de atenção, compreensão, um sorriso, aprovação ou desaprovação, apreço, cooperação de sua mulher em tudo o que realizar.

Ser ajudadora idônea significa cumprir as responsabilidades quanto à criação dos filhos, o cuidado de casa, à alimentação da família, sendo o caso também trabalhar fora para cooperar com o sustento da família.

Atitudes indevidas do marido

Atitudes indevidas da esposa

Não assumir seu papel como cabeça

Usurpar o lugar do marido

Anular a mulher

Ser independente do marido

Não aceitar ou não assumir seu papel dentro do casamento abala a estrutura. 

Maridos que pensam que sua responsabilidade é apenas trazer o salário no fim do mês, não vivem a vida comum do lar, ou porque a mulher permite, ou simplesmente porque é mais cômodoMulheres com todo peso das responsabilidades, jornadas triplas, uma bomba pronta para explodir, que parede ficará em pé? Não dão espaço para a adjutora idônea. Não conversam com suas esposas, não se interessam por sua opinião. Não lhes delegam responsabilidades, se acham tão "completos" que a subestimam e anulamA mulher se sente frustrada, amargurada. É preciso que o homem reconheça as áreas específicas sobre as quais a mulher tem responsabilidade direta, para que ela possa desempenhar suas funções com critérios próprios, criatividade, prazer e esse "quase mágico" toque feminino.

Por outro lado, algumas esposas assumem a liderança da família e anulam seus maridos. Querem dirigir tudo, ter sempre a última palavra. Subestimam a opinião do marido. Acham que toda responsabilidade da família recai sobre elas. (Sequela da Segunda Guerra Mundial)

A mulher não foi projetada por Deus para suportar semelhante carga. Não apenas porque arruína seu marido e viola a lei de Deus, mas também sobrecarrega e atrapalha a si mesma. Seus nervos se alteram, já que sempre vive tensa. Não sabe confiar em seu marido, relaxar e descansar em Deus. Depois de alguns anos, sua saúde fica abalada. Não conhece o repouso trazido pela submissão. E, muitas vezes, reage quando já é tarde demais; com sua atitude, acabou formando um marido incapaz de governar o lar. Tudo isso resulta em um casamento infeliz e filhos criados com mau exemplo, que voltarão a repetir a história quando tiverem seus próprios lares.

Há ainda aquelas que buscam a independência pessoal. Fixam-se em objetivos próprios. Administram seu próprio dinheiro. Dão prioridade a sua profissão, não compartilham determinadas áreas de suas vidas. Fazem seus próprios programas. Não se interessam muito nas atividades, projetos e amizades de seu marido. Quando essas coisas começam a acontecer, fica claro que o casamento está indo na direção errada. 

Neemias quando soube que os muros, a proteção de Jerusalém estava comprometida ele chorou, jejuou, orou, buscou o Senhor para que pudesse fazer os reparos. A crise o moveu para que pudesse agir.

Deus quer guardar seu casamento, sua família.

Não a nada que debaixo da graça e da direção do Senhor não possa ser restaurado.

Seja responsável por suas atitudes, seja obediente a palavra, ore, creia em Jesus, sua casa será inabalável.

Deus te abençoe, 

 

Pra. Rosana Santana - Igreja Águas Mooca

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Porque Hoje é Sábado! Eu preciso conquistar este território de descanso!

O que você acha de um tempo em família? Hoje estamos num parque tendo um tempo agradável em família, mas este não é um lugar que normalme...